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APOIO À FAMÍLIA E COMUNIDADE

REFEITÓRIO SOCIAL / CANTINA SOCIAL

O Refeitório Social da ACERSI iniciou a sua atividade em 1933, designando-se de Cozinha Económica, nome que nos continua a identificar.

É uma Resposta social destinada ao fornecimento de refeições, a pessoas e famílias economicamente desfavorecidas, podendo integrar outros serviços.

  • Garantir alimentação à população carenciada.
  • Promover a autoestima através da prática de hábitos de higiene.
  • Sinalizar e diagnosticar situações, tendo em vista um encaminhamento.

 

Indivíduos ou famílias com comprovada carência socioeconómica.

 

 

O Refeitório Social integra, ainda, outros serviços:

  • Apoio/Encaminhamento Social
  • Centro de Correspondência
  • Apoio na Terapêutica Medicamentosa
  • Serviço de Rouparia

É um serviço de referência, na cidade de Coimbra, inerente ao Refeitório Social. É imprescindível na resolução de situações limite porque permite a quem não tem uma casa ou endereço fixo, poder (re)iniciar o seu processo de inserção social e labo

A ACERSI cede, temporariamente, o seu endereço postal para receção de correspondência pessoal, possibilitando ligação com serviços oficiais, particulares, familiares ou outras redes de suporte.

Este serviço é facultado por um período de três meses podendo ser renovado, a pedido da pessoa utente ou Técnico/a de referência.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

  • 2ª a 6ª feira – 08:30h – 18:00h
  • Almoço: 12:00h às 14:00h
  • Jantar: 18:30h às 20:00

 

CONTACTOS:

  • Tlf: 239 826 294
  • Morada: Terreiro do Mendonça nº 7 3000-278 Coimbra

 

Período de Candidaturas: ToDO O ANO

Regulamemto do Refeitório Social

APOIO A IDOSOS

SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO

Consiste na prestação de cuidados e serviços a famílias e ou pessoas que se encontrem no seu domicílio, em situação de dependência física e ou psíquica e que não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e ou a realização das atividades instrumentais da vida diária, nem disponham de apoio familiar para o efeito.

A ACERSI tem a resposta social Serviço de Apoio Domiciliário a funcionar desde 1989, na Cidade de Coimbra.

Distingue-se pelo forte caráter humano e pela prestação de cuidados individualizados e personalizados, adaptados às caraterísticas e necessidades individuais de cada pessoa-utente. Desenvolve atividades, no domicílio, promovendo a autonomia e bem-estar biopsicossocial das pessoas-utentes.

A equipa multidisciplinar garante, diariamente, uma resposta especializada, que faz a diferença na qualidade de vida das pessoas-utentes.

 

  • Concorrer para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e famílias
  • Contribuir para a conciliação da vida familiar e profissional do agregado familiar
  • Contribuir para a permanência das pessoas no seu meio habitual de vida, retardando ou evitando o recurso a estruturas residenciais
  • Promover estratégias de desenvolvimento da autonomia
  • Prestar os cuidados e serviços adequados às necessidades das pessoas-utentes (mediante contratualização)
  • Facilitar o acesso a serviços da comunidade
  • Reforçar as competências e capacidades das famílias e de outros cuidadores.

Indivíduos e famílias quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou atividades da vida diária.

 

  • Cuidados de higiene e conforto pessoal
  • Higiene habitacional, estritamente necessária à natureza dos cuidados prestados
  • Fornecimento e apoio nas refeições, respeitando as dietas com prescrição médica
  • Preparação de medicação prescrita
  • Apoio na toma da medicação
  • Tratamento da roupa do uso pessoal da pessoa-utente
  • Apoio psicossocial
  • Treino de estimulação cognitiva
  • Atividades de animação e socialização, designadamente, animação, lazer, cultura, aquisição de bens e géneros alimentícios, pagamento de serviços, deslocação a entidades da comunidade
  • Serviço de teleassistência (em parceria com o Município)

 

O Serviço de Apoio Domiciliário poderá, mediante avaliação, assegurar:

  • Acompanhamento a serviços de saúde
  • Limpezas gerais
  • Acompanhamento, recreação e convívio
  • Fornecimento de ajudas técnicas
  • Confeção de alimentos no domicílio
  • Transporte
  • Cuidados de imagem
  • Realização de pequenas modificações ou reparações no domicílio
  • Realização de atividades ocupacionais.

 

  • O cálculo da mensalidade é efetuado em função dos rendimentos e despesas, conforme legislação em vigor e regulamento ( anexo)
  • As pessoas-utentes do Serviço de Apoio Domiciliário têm acesso gratuito às aulas dos atelieres do Projeto Oficina D’Os Avós e ao projeto ACERSI Cuida +.
  • Outras necessidades serão avaliadas.

 

  • Horário de Funcionamento:
    • 2ª a 6ª feira – 08:30h – 18:00h

 

CONTACTOS:

  • Tlf: 239 821 129
  • Tlm: 969371983/ 969372028
  • Morada: Terreiro do Mendonça nº 7 3000-278 Coimbra

 

Período de Candidaturas: Todo o ano

 

Regulamento Serviço de Apoio Domiciliário
Candidatar
CENTRO DE DIA RAINHA SANTA ISABEL

O Centro de Dia Rainha Santa Isabel entrou em funcionamento, em outubro de 1978.

É uma resposta social para os mais idosos, num ambiente acolhedor, familiar e de convívio. As atividades promovidas são ajustadas às preferências e necessidades individuais das pessoas-utentes.

  • Assegurar a prestação de cuidados e serviços adequados à satisfação das necessidades e expectativas da pessoa-utente
  • Prevenir situações de dependência e promover a autonomia
  • Promover as relações pessoais e entre as gerações
  • Favorecer a permanência da pessoa idosa no seu meio habitual de vida
  • Contribuir para retardar ou evitar ao máximo o internamento em instituições
  • Promover estratégias de desenvolvimento da autoestima, da autonomia, da funcionalidade e da independência pessoal e social da pessoa idosa

Pessoas de 65 e mais anos autónomos ou semiautónomos que se mantêm no seu meio sócio familiar. Pessoas de idade inferior a 65 anos, reformadas, em condições excecionais, a considerar caso a caso.

(a avaliar de acordo com cada situação)

  • Apoio psicossocial
  • Refeições (adequadas às necessidades de cada pessoa)
  • Convívio
  • Atividades de estimulação cognitiva e físicas
  • Atividades de animação sociocultural, lúdico-recreativas e ocupacionais
  • Cuidados de higiene pessoal e imagem
  • Acompanhamento ao exterior
  • Administração de fármacos (quando prescritos)
  • Acesso a produtos de apoio à funcionalidade e autonomia
  • Tratamento de roupas
  • Transporte de Utentes

 

  • O cálculo da mensalidade é efetuado em função dos rendimentos e despesas, conforme legislação em vigor e regulamento (anexo)
  • As pessoas-utentes do Centro de Dia Rainha Santa Isabel têm acesso gratuito às aulas dos atelieres do Projeto Oficina D’Os Avós e ao projeto ACERSI Cuida +.
  • Outras necessidades serão avaliadas.

 

Horário de Funcionamento: 2ª a 6ª feira : 08:30h – 18:00h

CONTACTOS:

  • Tlf: 239 821 129
  • Tlm: 969371983/ 969372028
  • Morada: Terreiro do Mendonça nº 7 3000-278 Coimbra

 

Período de Candidaturas: Todo o ano

 

Regulamento Centro de Dia

Candidatar

BANCO DE PRODUTOS DE APOIO/ AJUDAS TÉCNICAS

O Banco de Produtos de Apoio/ Ajudas Técnicas da ACERSI existe desde longa data, na ACERSI.

Visa o empréstimo de equipamentos de ajuda à mobilidade ou conforto para promover maior autonomia, tais como: canadianas, cadeiras de rodas, andarilhos, camas articuladas, entre outros.

  • Contribuir para a autonomização de pessoas com limitações de mobilidade temporária/permanente, de forma a facilitar a sua integração social.

 

  • Promover o acesso a equipamentos que facilitem a vida diária e o cuidado ao público-alvo, independentemente dos recursos económicos que disponham, melhorando as suas condições de conforto e qualidade de vida.

Pessoas idosas ou que necessitam de ajudas técnicas de forma temporária por motivos de doença ou acidente, que residam na Cidade de Coimbra e /ou que sejam utentes da ACERSI, privilegiando agregados familiares com maiores dificuldades económicas.

Contacte-nos para saber os produtos disponíveis e proceder à requisição.

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